sexta-feira, 25 de maio de 2012

O Cenáculo

O Retorno ao Cenáculo, grande sonho do coração da Beata Elena Guerra, Apóstola do Espírito Santo, é hoje, o início de uma realidade no Brasil. Espalhou-se muito, na Renovação Carismática Católica, o nome “CENÁCULO” a encontros realizados por seus membros onde se valoriza de uma forma especial a Eucaristia, a pessoa do Espírito Santo e seus carismas.
Adotou-se este termo para identificar a natureza das reuniões de seus membros que, como em Pentecostes, buscam uma experiência pessoal de encontro com Deus na pessoa do Espírito Santo.
O Cenáculo é compreendido, hoje, também como um Grupo de Oração que tem sua reunião semanal de oração e reflexão e meditação da Palavra. Às vezes é entendido como um retiro num final de semana com experiências de orações ou até uma concentração de pessoas. Mas o sentido é sempre o mesmo: viver a mesma experiência que os primeiros cristãos tiveram no Cenáculo de Jerusalém, onde Cristo os convocou para dar-Se a eles no Pão e Vinho Consagrados e batizá-los no Espírito Santo.
O CENÁCULO era “uma grande sala guarnecida de almofadas” (Mc. 14,15) onde Jesus instituiu a Eucaristia e o Sacerdócio e envio o Espírito sobre os apóstolos reunidos em oração. Retornar ao Cenáculo, grande sonho da Beata Elena Guerra, significa voltar a espiritualidade fundante da Igreja que nascia sob o impulso do Espírito do Cristo Ressuscitado.

As experiências fundamentais da fé apostólica se deram no Cenáculo:

·         No Cenáculo Jesus rezou: “Pai que todos sejam Um” (Jo 17,21).
·         No Cenáculo Jesus deu por Testamento seu Mandamento Novo do Amar muito e a todos.
·         No Cenáculo Jesus instituiu o Sacramento da Reconciliação.
·         No Cenáculo São Pedro tomou a iniciativa de eleger um substituto do traidor Judas, este foi Matias.
·         No Cenáculo os Apóstolos, antes de Pentecostes, “todos, com um só coração, permaneceram assíduos à oração, com Maria, mãe de Jesus” (At 1,14).
·         No Cenáculo os Apóstolos, ficaram cheios do Espírito Santo... (At 2,14).
·         No Cenáculo os discípulos foram formados para o martírio. Formados na Humildade, para o serviço: lava pés!
·         No Cenáculo foram gerados na Comunhão e para a Comunhão.
·         No Cenáculo foi o lugar da primeira Igreja cristã. A casa mãe dos cristãos!
·         Em Jerusalém se reuniu o primeiro CENÁCULO.

Para as almas eucarísticas o CENÁCULO é o centro de nossa espiritualidade em razão da Instituição da Eucaristia e torna-se um modelo de um estilo de vida de nossa vocação eucarística. O mesmo se dá para as almas que almejam viver sua vida no Espírito.
A palavra CENÁCULO não aparece nos escritos do Novo Testamento. É derivada de coena que significa alimento. Caenaculum, sala de jantar, quarto do andar superior. Designa o lugar onde Jesus e seus discípulos celebravam a última refeição pascal antes de sua morte (Mt 26,17-16; Mc 14,14-15; Lc 1,13-14).

Devemos conhecer e desejar viver neste lugar onde Deus se dá a nós (Eucaristia e Espírito). Deus em toda sua Bondade. Deus que habita entre nós, o Deus bom e não um Deus distante.

Cenáculo, o lugar escolhido por Deus para ser Casa dos Dons de Deus...
... Lugar onde Jesus nos revelou o amor serviço através do gesto do lava-pés e pela palavra durante um longo discurso onde instituiu na unidade.
... Lugar onde os discípulos se reuniam e onde ele apareceu vivo. A reunião fraterna fez crescer o amor.
... Lugar de reunião, de louvor e oração com Maria.
... Lugar de transfiguração pelo Dom do Espírito Santo.
... Lugar de comunhão fraterna.
... Lugar do exercício da Missão e do Envio.

O “espírito do CENÁCULO” conserva os valores essenciais da Santa Igreja. Para deles usufruirmos basta fazer o que indica a Beata Elena: “Aquela unânime caridade, que do coração dos apóstolos e dos outros reunidos no Cenáculo fez como um só coração, é a disposição mais necessária para poder obter as preciosas efusões do Espírito Santo”. Obtendo as efusões do Espírito a alma recolhe todos os dons que Deus nos dá no Cenáculo.
Como a beata Elena Guerra, devemos fazer de tudo para fazer da Igreja um Cenáculo Universal e para lá conduzir às almas que queiram se matricular na Escola da Eucaristia e viver sua vida nova no Espírito.

Uma vida centrada sobre a Eucaristia tem que se espelhar na experiência do CENÁCULO . Como não se ama o que não se conhece, o CENÁCULO é um convite a formar autênticos apóstolos a fim de que Jesus Eucarístico e o Espírito Santo sejam conhecidos, amados, adorados e glorificados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário