sexta-feira, 8 de julho de 2011

Rede Nacional de Intercessão - Julho de 2011


Visão Espiritual

Os Sírios Feridos de Cegueira
II Reis 6, 8-23
O Rei da Síria abre guerra contra o Rei de Israel


O Rei da Síria, superior ao Rei de Israel em número e poder bélico, poderia massacrar completamente o exército de Israel que se encontra em total desvantagem.

Porém Israel possuía algo preciosíssimo a seu favor: o profeta Eliseu, homem de Deus, estava ao seu lado.

O fato do homem de Deus estar ao lado de Israel tornou-se o fator determinante e decisivo para que Israel fosse liberto das garras assassinas dos Sírios.

Diante da oração do Profeta Eliseu, algo surpreendente aconteceu. O exército dos sírios ficou cego, desviando-se assim de direção, fazendo com que todos se dirijam à Samaria e não à Israel. Dessa maneira, o confronto entre os reis foi evitado, o que teria sido um total fracasso para Israel, pois estavam em desigualdades perante os sírios.

Moral da história: se de um lado tornam-se cegos os inimigos de Deus, em contrapartida os israelitas podiam contar com uma visão extraordinária, a visão do Homem de Deus, que prevendo o perigo eminente, consegue evitar que o confronto aconteça.

Deus, o nosso Deus, graças a Deus não é um Deus de derrota, mas sim vitória.

O Homem de Deus é para Israel a certeza de que a luta só é válida quando nos conduz a vitória.

Se tivermos que lutar já sabendo de antemão que seremos derrotados, seria insensato, sem sentido; contraria o plano de Deus, que nos criou para a vitória e não para a derrota.

Romanos 8, 37: “Em Cristo seremos mais que vencedores, pela virtude daquele que nos amou”.

Vemos ainda que, nesta vida, não basta sermos providos de todas as forças do ponto de vista meramente física, se não tivermos a capacidade de vermos além dos acontecimentos. Nós sucumbiríamos mais cedo ou mais tarde diante até mesmo do menor inimigo.

No entanto, embora todos nós queiramos ter uma visão espiritual, isto só será possível àqueles que conseguem se aderir à luz que a todos e a tudo ilumina que é o próprio Deus.

O que faz um homem como Eliseu ser tão iluminado?

Deus o agraciou com o dom do profetismo e, tomando posse da graça, fez de sua vida uma verdadeira resposta a Deus.

A promessa de Deus através do Profeta Amós garante que “o Senhor Javé nada faz sem revelar seus segredos aos profetas, seus servos.” (Amós 3, 7) e para isso é necessário ouvir o que João diz em Apocalipse 3, 6: “Quem tiver ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas”, buscando diariamente o batismo no Espírito Santo, a vivência dos carismas, lutando contra o pecado, buscando a santidade através da oração, lectio divina, sacramento da Eucaristia e penitência, adoração, rosário e jejum.

E assim, pelas práticas espirituais, o Espírito Santo nos torna íntimos do Senhor, abrindo nossos ouvidos, abrasando nosso coração, ampliando nossa visão e fecundando a nossa fé, fazendo de nós profetas, como Eliseu.

É essa visão espiritual, conquistada pela intimidade com o Senhor, que nos dará liberdade e naturalidade como deu a João, discípulo amado de Jesus, que estava sempre com a cabeça reclinada em seu peito, perscrutando seu coração e ao mesmo tempo segredando ao Senhor seus mais íntimos sentimentos, tendo também a sensibilidade espiritual para reconhecer Jesus após a sua ressurreição: “É o Senhor!” (Jo 21, 7).

O mais belo de tudo isso é que o Senhor não escolhe os sábios e entendidos, mas se revela aos pequenos e humildes (Mt 11, 25).

“É como está escrito: coisas que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração humano imaginou, tais são os bens que Deus tem preparado para aqueles que o amam” (I Cor 2, 9).

A intimidade também gerou em Eliseu a graça da autoridade espiritual. Vemos que quando os homens do exército dos sírios entraram em Samaria, o rei de Israel queria feri-los, matá-los, mas Eliseu com toda autoridade disse: “Não, respondeu ele, fere aos que capturares com tua espada e teu arco. A estes, porém, dá-lhes pão e água, para que restaurem as forças e voltem em seguida para junto de seu senhor”. E diz a Palavra que o rei não somente obedeceu, mas mandou que lhes servisse um grande banquete e, depois que acabaram de comer, deixou-os em liberdade para que voltassem para o seu soberano. E a partir de então, os guerrilheiros sírios cessaram as suas incursões nas terras de Israel (II Reis 6, 22 e 23). Glória a Deus!

O Senhor, através do Profeta Eliseu, abre os olhos daqueles que o servem, guia os passos daqueles o procuram e ilumina os caminhos daqueles que com Ele caminham.

O homem de visão espiritual na vida do povo é a luz visível da luz invisível que vem do alto, é como o farol que ilumina a cidade. O homem de visão espiritual é como a coluna de fogo que iluminava os passos do povo de Deus no deserto árido a caminho da terra prometida. O homem de visão espiritual é a certeza de que a noite, por mais escura que seja, sempre terá fim.

A visão espiritual significa olhar o mundo com o olhar de Deus.

O olhar de Deus é sempre de paz, de justiça e de amor. Se o seu olhar for de paz, justiça e amor, no seu olhar se encontrará o olhar de Deus.

O Senhor Jesus, que fez os surdos ouvirem e os mudos falarem, que Ele lhe conceda a graça da compreensão de sua Palavra, para que Ela caia em seu coração e você possa proclamar que Jesus Cristo, o Senhor do impossível, o Senhor de promessas, é também o Senhor da sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário